Evento baiano promove shows ao vivo em transmissão online dentro do projeto que vai apoiar profissionais da cena musical
Anelis Assumpção e Curumin, Teago Oliveira, Mallu Magalhães e Josyara formam a grade de uma programação que terá 34 atrações
Oito dos principais festivais de música tropical brasileira se unem no ‘Devassa Tropical Ao Vivo – O Festival dos Festivais’ para apoiar profissionais da cena musical, em quatro dias de lives, de 30 de abril a 3 de maio, com 34 shows de todo o Brasil. O Festival Radioca representa a Bahia e traz em sua escalação Anelis Assumpção e Curumin, Teago Oliveira, Mallu Magalhães e Josyara, abrindo a programação do evento online, no dia 30, a partir das 17h, no canal da Devassa no YouTube (www.youtube.com/devassa).
A iniciativa reage aos impactos causados pela pandemia da Covid-19 na indústria da música, em que a interrupção de espetáculos por tempo indeterminado afeta diretamente as possibilidades de trabalho e, consequentemente, a remuneração de milhares de profissionais dos bastidores que fazem grandes eventos como este acontecerem. Os festivais Bananada (GO), Carambola (AL), DoSol (RN), GTR (PE), Sarará (MG), Se Rasgum (PA) e Wehoo (PE) completam o time de porta-vozes dessa proposta, idealizada pela marca do grupo HEINEKEN. Os recursos promovidos pela marca serão distribuídos aos membros das equipes dos festivais envolvidos e a redes respaldadas de técnicos de som, roadies, fotógrafos, videomakers, produtores, carregadores, profissionais de limpeza etc.
Sob o posicionamento Tropical Transforma, Devassa enaltece a criatividade transformadora do brasileiro, que é o maior símbolo do que é ser tropical. “Com o festival ‘Devassa Tropical Ao Vivo’, estamos mostrando que, mesmo em um momento delicado como este, estamos fortes e mais unidos que nunca, apoiando a cena musical brasileira independente para que continue exaltando grandes artistas”, revela o gerente de marketing da marca, Gabriel D’Angelo Braz, que destaca também o motivo que levou a marca a criar o projeto: “Devassa já era parceira desses festivais e viu a necessidade de suportá-los nesse momento em que mais precisam. Sabemos da importância dos eventos para as regiões onde atuam e encontramos uma maneira de viabilizá-los, garantindo renda para músicos, produtores, técnicos e todos aqueles que fazem o show acontecer”.
A apresentação dos shows fica a cargo do DJ, radiomaker e diretor artístico Patrick Tor4, promovendo interatividade com os artistas e com o público. O apresentador também está à frente do Podcast Tropical Transforma de Devassa, iniciativa que dá voz a personagens da música tropical brasileira, disponível no Spotify.
Festival Radioca no ‘Devassa Tropical Ao Vivo – O Festival dos Festivais’
Desde 2015, com cinco edições anuais já realizadas, o Festival Radioca mergulha na música brasileira, valorizando sua diversidade, misturando diferentes estilos e incentivando o público a se deparar com o novo. Originada do Programa Radioca, veiculado na Rádio Educadora FM Bahia desde 2008, a curadoria busca apresentar artistas e acontecimentos musicais relevantes, numa identidade que acredita na inovação, escapa de obviedades, fisga tendências e coloca em contato, numa mesma plateia, gente de múltiplos interesses, consolidando o lema de “A música que você ainda vai ouvir”.
Realizado pela Tropicasa Produções, e figurado entre os principais eventos musicais do país, o Radioca já levou aos seus palcos 53 shows de artistas e bandas de 13 estados de todas as regiões do Brasil. Em suas locações, que já ocuparam diferentes espaços sempre nas imediações do Centro Histórico de Salvador, é destaque uma ambientação própria, personalizando o acolhimento ao público com belas surpresas e variados serviços. Também são oferecidas atividades de formação voltadas a artistas, produtores e demais profissionais do campo da música, tendo em vista o fortalecimento da cena local. A curadoria é feita pelo jornalista Luciano Matos, os músicos Roberto Barreto e Ronei Jorge e a produtora Carol Morena, que também assina a coordenação geral.
Nesta edição especial dentro do ‘Devassa Tropical Ao Vivo – O Festival dos Festivais’, o Radioca apresenta duas atrações da Bahia e outras duas de fora do estado.
Com seu violão percussivo e potente, a cantora, compositora e violonista Josyara (BA) faz seu característico percurso entre sertão, litoral e metrópole evidenciado em seu segundo disco, “Mansa Fúria”, lançado em 2018. Ela traz em suas composições um olhar sensível sobre seu cotidiano e sua história, sem deixar de lado a crítica social, a voz contra o racismo e a reafirmação da liberdade sexual.
Mallu Magalhães (SP) volta com força em 2020, com um novo álbum produzido por Mario Caldato Jr., a ser lançado neste ano. A artista vem realizando shows com voz e viola em algumas das salas mais emblemáticas de Portugal, além de ter passado por Madrid, Barcelona e Amsterdam.
Teago Oliveira (BA), conhecido por ser a voz da banda Maglore, apresenta seu primeiro álbum de estúdio em carreira solo, “Boa Sorte” (2019). O trabalho reflete um desejo antigo do artista de poder adentrar um novo universo musical, que o permitiu experimentar outros tipos de arranjos e texturas em suas canções. Compositor gravado por nomes que vão de Erasmo Carlos e Gal Costa a Pitty, Teago se revela cada vez mais próprio e existencial.
Parceiros de vida e de arte, os paulistanos Anelis Assumpção, cantora e compositora, e Curumin, cantor, compositor, produtor e multi-instrumentista, fazem um show inédito em dupla, no formato voz & violão & perfumarias & família. Com um repertório especial, canções autorais e interpretações aquecem corações confinados.
Programação ‘Devassa Tropical Ao Vivo – O Festival dos Festivais’
Em www.youtube.com/devassa
Dia 30/04
17h – Festival Radioca
[Josyara + Mallu Magalhães + Teago Oliveira + Anelis Assumpção e Curumin]
20h – Festival GTR
[Mestre Anderson Miguel + Tagore + Lia de Itamaracá e DJ Dolores + Shevchenko e Elloco]
Dia 01/05
17h – Festival Wehoo
[Flaira Ferro e Biarritz + francisco, el hombre e Luê + Marcelo Falcão + Atração surpresa]
20h – Festival DoSol
[Plutão Já Foi Planeta + Luísa e Os Alquimistas + Potyguara Bardo + Heavy Baile]
Dia 02/05
17h – Festival Carambola
[Zeca Baleiro + Ana Cañas + Wado e Mopho + Chico César]
20h – Festival Se Rasgum
[André Abujamra e Marisa Brito + Jards Macalé + Keila + Larissa Luz]
23h – After Party Devassa
[Tropkillaz]
Dia 03/05
17h – Festival Sarará
[Mariana Cavanellas + Luccas Carlos + Luedji Luna + Rael]
20h – Festival Bananada
[Felipe Cordeiro + Boogarins + Tulipa Ruiz + Liniker e Os Caramelows]
23h – After Party Devassa
[Baile Tropical]
Classificação indicativa: 18 anos
Acompanhe novidades nas redes sociais de Devassa e na #DevassaTropicalAoVivo
Sobre o Grupo HEINEKEN no Brasil
O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A (“Brasil Kirin”), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de 13 mil empregos e tem 15 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias, localizadas em Alagoinhas (BA), Alexânia (GO), Araraquara (SP), Benevides (PA), Caxias (MA), Igarassu (PE), Igrejinha (RS), Itu (SP), Jacareí (SP), Pacatuba (CE), Ponta Grossa (PR) e Recife (PE), duas microcervejarias em Campos do Jordão (SP) e Blumenau (SC) e uma unidade de concentrados para refrigerantes em Manaus (AM). No Brasil, o portfólio de cervejas do Grupo HEINEKEN é composto por Heineken, Sol, Amstel, Kaiser, Bavaria, Eisenbahn, Baden Baden, Devassa, Schin, Glacial, No Grau e Kirin Ichiban. O portfólio de não alcoólicos inclui Água Schin, Schin Tônica, Skinka e os refrigerantes Itubaína, Viva Schin e FYs. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da HEINEKEN NV, a maior cervejaria da Europa.